
A segunda guerra mundial, durou 6 anos (1939-1945), tudo começou por causa das heranças da primeira guerra mundial. Com o final da primeira guerra mundial a Alemanha teve que que pagar, uma quantia enorme aos países vencedores, levando ao ápice de sua queda econômica, (como exemplo do quão falida a economia Alemã estava, no inverno eles queimavam pilhas de dinheiro Alemão porque valia menos que lenha)
.

Com a economia falida, os governantes da Alemanha que não aceitavam o tratado dos adversários. Ocorreu a chamada "grande depressão" que foi a maior crise econômica da história em 1929 a bolsa de Nova York quebrou e isso destruiu a economia do mundo capitalista, porque após a primeira guerra muitos países dependiam economicamente dos Estados Unidos, e quando a economia caiu a economia de vários outros países caiu junto, sendo assim a economia na Europa caiu muito o que levou, duas idéias a ganharem forças a "Democracia: um sistema de governo que preserva, a liberdade e a riqueza de cada pessoa" e o "Totalitarismo: prega que um país precisa de um líder supremo e diz tudo o que um povo deve ou não fazer".
Em 1922 foi criado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que foi considerado o primeiro país comunista do mundo, com o governante Josef Stalin a União Soviética se transformou em um país totalitarista de esquerda. Com opiniões contrarias ao governo totalitarista de esquerda criou-se o governo totalitarista de direita, que vivia em conflitos com os totalitaristas de esquerda.
Com o final da primeira guerra a Alemanha deixou de ser um Império e passou a ser uma república, porém uma grande parte das pessoas apoiavam, ideologias contrarias a república e o governo atuante da época, com isso o movimento nazista que era a favor desses ideais começou a criar força, então o líder do partido nazista Adolf Hitler se tornou o "primeiro ministro da Alemanha" e em 1934 o presidente Alemão morreu e Hitler se tornou o líder absoluto do país.
O mundo então se dividiu em países democráticos, países totalitaristas de esquerda, países totalitaristas de esquerda, democráticos capitalistas e nenhum deles concordavam um com os outros.

Com os ideias mundiais divididos, Hitler quando assumiu a Alemanha usava um discurso racista onde ele defendia a superioridade da raça ariana, e era contra o tratado de adversário que só prejudicava a Alemanha, ele queria que a Alemanha se tornasse uma grande potência. Para alcançar seu plano, Hitler desobedecendo o tratado de versalhes investiu na industria militar, a economia da Alemanha cresceu eles tinham um exercito cada vez maior com tudo isso só faltavam territórios, segundo Hitler "espaço vital", então em 1936 eles se aliaram com os Italianos que também queriam os mesmos princípios que eles. O pacto anticomunismo com o Japão, fez com que a questão racial se alastrasse ainda mais, o Japão queria exterminar os Judeus e escravizar os índios.
Então com essas alianças foi acontecendo a conquista de espaços, uma determinada região não queria ser anexada a Alemanha então aconteceu, a "Conferência de Munique", onde a região foi anexada a Alemanha em troca de uma promessa de paz do Hitler.
Hitler então quebrou o acordo feito na Conferência de Munique, e invadiu a Polônia (onde se passa a história do menino do pijama listrado), porém dessa vez a Inglaterra e a França ameaçaram atacar caso, ele ultrapasace o limite imposto por eles. Com isso se deu inicio a segunda guerra mundial.
Em 1939, se deu inicio a segunda guerra mundial, onde aconteceram diversos conflitos principalmente conflitos no mar, ataques por carros armados, aviões bombas, velocidade era a palavra do Hitler.
Com a queda da França, Hitler passou a ultilizar o território Frances para atacar a Inglaterra com aviões, porém a tecnologia dos radares a Inglaterra não perdeu para a Alemanha.
Os países se dividiram em eixo que era composto por: Alemanha, Japão, Itália e aliados que eram: Reino Unido, União Soviética, Estados Unidos, China.
Em 22 de junho de 1941 se iniciou a chamada "operação barbarossa" que tinha como objetivo invadir a União Soviética, ignorando o pacto anti agressão, o objetivo do Hitler desdo começo era invadir a União Soviética porque os nazistas e os comunistas se odiavam, o objetivo era fazer uma limpeza étnica e destruir o comunismo.
Para os nazistas a solução final para os seus problemas era o extermínio da raça judia, o holocausto, quando os nazistas assumiram o poder milhares de judeus foram perceguidos, conforme a Alemanha ia conquistando mais território com população judaica eles enviavam a população para uma área afastada da cidade conhecida como gueto, como o gueto da Polônia onde ficava um dos maiores.
No final de 1941 e começo de 1942, os alemães começaram o que chamavam de solução final, onde iriam exterminar por completo dos judeus. Os chamados esquadrões da morte assassinavam todos os judeus que localizavam. A segunda parte da solução final foram os campos de concentração, onde os prisioneiros mais saudáveis eram obrigados a trabalhar de forma desumana, os doentes mulheres e crianças eram executados em câmaras de gás quando chegavam ao campo, milhares de judeus chegavam todos os dias, em alguns campos de concentração.
Nessa época as crianças eram usadas para experimentos científicos, na mãos de médicos nazistas estimasse um número de 6 milhões de judeus mortos o que correspondia a 2/3 dos judeus morando na Europa.


Em 1945 a guerra estava chegando ao fim, a derrota do eixo que já era inevitável, com os aliados cada vez mais próximos da Alemanha, então se inicio a "marcha para Berlim", onde todos os aliados queriam chegar em Berlim para acabar com Hitler. Quem chegou primeiro em Berlim foram os soviéticos que começaram, a bombardear a capital nazista. Sem saída Hitler e sua esposa cometeram suicídio em um cofre que estavam se escondendo. Quando a bandeira soviética apareceu no topo do prédio do parlamento, poderia se dizer que a Alemanha nazista tinha caído. Assim em 7 de maio de 1945 a Alemanha se rendeu e a guerra na Europa havia oficialmente acabado.
A INFLUENCIA DA GUERRA NOS DIAS DE HOJE.

Hoje em dia na maioria dos países são democratas capitalistas, porém Cuba, China, Vietnã, Venezuela, Coreia do Norte, Sudão e vários países da África e do Oriente Médio são totalitaristas termo que surgiu durante a segunda guerra mundial.
A segunda guerra mundial, não trouxe apenas heranças negativas para nós, o uso de tecnologias iniciou-se nessa época.
Nos dias atuais ainda vemos situações em que que parece que estamos no século XX, como o atual presidente dos Estados Unidos Donand Trump que se diz a favor do ódio contra os negros e latinos, o estado islâmico que mata por seu fanatismo religioso também é um exemplo atual de intolerância religiosa. A lei que quase foi aprovada no Brasil, que trata a homosexualidade como uma doença em prol de uma religião.
Após segunda guerra mundial, a política ficou mais definida em seus tipos de governo, apesar da maior parte do mundo ser capitalista.
LINKS DE REPORTAGENS SOBRE :
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/09/1915411-donald-trump-normalizou-odio-de-racistas-brancos-nos-eua-diz-analista.shtml
https://www.gazetaonline.com.br/noticias/brasil/2017/09/justica-permite-tratar-homossexualidade-como-doenca-1014100437.html
fonte de pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=TV4Vzda09Ck
Nenhum comentário:
Postar um comentário