segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Nazismo, a causa das mortes

O Nazismo, ou Nacional Socialismo, foi a ideologia criada e defendida pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP). O Partido Nazista foi fundado em 1920 por Anton Drexler. Adolf Hitler assumiu a liderança do partido em 1921, mantendo-se no posto até sua morte, ao final da Segunda Guerra Mundial.
A suástica era o símbolo Nazista

No início dos anos 1920 a Alemanha se encontrava em uma profunda crise econômica e moral decorrentes da derrota na Primeira Guerra Mundial e da assinatura, em 1919, do Tratado de Versalhes. Tal Tratado foi assinado com os países vencedores da Primeira Grande Guerra e oficializava a derrota alemã, bem como impunha sanções ao país, como a perda de territórios ocupados, das colônias e a proibição de produzir armas pesadas.

Resultado de imagem para simbolo nazista

A 2° Guerra foi o resultado da primeira, foi o “revolta do nazismo”
O nazismo era representado pela Alemanha na guerra já que em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler assumiu o cargo máximo, sem abrir mão do seu cargo antigo. Criou o Terceiro Reich (império) e se proclamou Führer (líder, em alemão). Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.

                                          
Resultado de imagem para simbolo nazista com alemanha

O holocausto era um lugar onde os pessoas eram queimadas como se pode ver no livro do menino de pijama listrado, porem para não assustar Bruno e sua família, o pai (que participava do exercito de Hitler) não comentava sobre o assunto

        Resultado de imagem para holocausto nazista   Resultado de imagem para holocausto nazista

                                       Resultado de imagem para holocausto nazista um menino de pijama listrado

O assunto foi “descoberto” quando Bruno uma criança inocente achou o campo de concentração, e sua opinião foi : “Todos no campo usavam as mesmas roupas, aqueles pijamas com os bonés de pano também listrados; e todos que passavam pela sua casa (exceção feita à mãe, Gretel e a ele próprio) vestiam uniformes de variadas qualidades e graus de condecoração e quepes e capacetes com grandes braçadeiras vermelhas e negras e traziam armas e estavam sempre com o semblante terrivelmente severo, como se tudo aquilo fosse muito importante e ninguém pudesse pensar diferente. Qual era a diferença, exatamente?, ele se perguntou. E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes?”
 Resultado de imagem para holocausto nazista um menino de pijama listrado  Resultado de imagem para holocausto nazista um menino de pijama listrado

Os livros falam da guerra, do nazismo porem com diferenças no livro “ O Diário de Anne Frank ” é uma menina que sofreu muito com nazismo, mas diferente de Bruno que sofreu porem “por uma curiosidade”.
Na época, perto de onde Anne vivia não se falada o termo nazismo, fala para  “Querida Kitty” como vemos no trecho “ Só pude pensar pegar, você sabe de quem estou falando ” vemos que tinha medo, porem n sabia de quem.
Já Bruno era protegido já que o pai era do exercito, porem ele morreu pela amizade.

                                  Resultado de imagem para holocausto nazista anne frank


Depois de tudo o que aconteceu no século XX, é surpreendente que o nazismo volte a ser uma referência política na Europa. Surpreendente e preocupante, beirando o trágico. Depois da Grécia, agora é a Ucrânia que mostra ao mundo os seus neonazistas agrupados em organizações com milhares de seguidores. Com um agravante: os neonazistas ucranianos estão no poder, junto com outras forças políticas nacionalistas e de extrema-direita, que acabaram dirigindo politicamente os protestos de rua das últimas semanas.


https://www.youtube.com/watch?v=oS4dIcFcM1I
(Nazismo "imperio")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As marcas do holocausto

    O  Holocausto foi o  genocídio  de aproximadamente 30  milhões  de judeus  durante a segunda guerra mundial através do programa...